Julia

Julia
amor da vida da mamãe!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Amamentação - Leite materno em livre demanda


amamentar é amor
Sou mãe da Julia, hoje com 1 ano e 3 meses, que mama em livre demanda e, leva leite materno todos os dias pra escolinha/berçario onde fica por até 10 horas, todos os dias pra mamãe trabalhar. Eu não desisti de amamentar minha filha mesmo com essas dificuldades e obstáculos do nosso mundo moderno. Primeiro porque sinto um prazer enorme em estar ligada a minha filha na amamentação e sei o quanto nossos vínculos afetivos se fortalecem e como ela está crescendo feliz, segura e saudável.
Queria dar alguma dicas aqui da importância da amamentação.
* A OMS recomenda amamentar até 2 anos ou mais. Mas o importante é você e seu bebê se sentirem confortavéis e felizes, fazendo com que estes momentos de troca, durem o máximo que conseguirem. O bebê se sente seguro e feliz e você uma mãe completa.
* Amamentar protege seu filho de muitas doenças, entre elas: a diabetes, da doença celíaca, de infecções respiratórias, alergias, diarréia, infecções urinárias, obesidade, hipertensão, cáries, má oclusão dentária, entre outras.
* O leite materno tem substâncias que favorecem o desenvolvimento das conexões entre neurônios, ou seja, ajuda na aprendizagem do seu filho. Bebês amamentados falam, andam mais rápido!
Livre demanda: LM não é de três em três horas ou de ‘tantos’ minutos em cada peito. Como o leite materno é de fácil digestão, alguns bebês mamam com mais frequência.
* Esvazie uma mama antes de oferecer a outra. Isso regula a produção e ajuda na prevenção de inflamações como a mastite.
* Sentir dor, não acertar a pegada, o leite que demora a descer, são alguns dos motivos que levam muitas mães a desistirem da amamentação. A média de aleitamento materno no brasil é de apenas 54 dias, segundo MS. Uma triste realidade que precisamos mudar!

Mãezinha eu associo o amor a uma palavra: Deus! O amor é mesmo o maior dos milagres. Dois hormônios, prolactina e ocitocina que é igual a empoderamento e amor! Tanto que até mães adotivas se que não receberão a bomba hormonal trazida pela gestação podem produzir o leite naturalmente, basta olhar pro filho amado, se encher de vontade e disposição de realizar e ofecer o peito. Um ato de amor e empenho que faz o leite vir.

Amamentar e dar o seu amor e proteção ao seu filho, compartilhar anticorpos e todas as substâncias naturais para ele crescer forte e saudável ao seu lado!


Amamente, amamente muito em LD e quanto tempo vocês dois ou duas quiserem!

Muito leitinho pras mamães leitoras! Abs.,

Keila Reis
Da Julia que irá mamar enquanto quiser porque a mamãe não vai parar de oferecer!

6 comentários:

  1. Keila, consegui amamentar o meu filho por 3 anos. Depois disso, o meu médico interferiu e tive que parar. Sinto muitas saudades daquele tempo. Aproveite!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Luma, existem muitos fatores que interferem no nosso processo natural de amamentação... esse mundo está com os valores todos mudados! Tem que ser guerreira pra conseguir amamentar tanto tempo! Parabéns ser essa mãe! Eu curto muito mesmo! abs, Keila

      Excluir
  2. Keila, sua participação nesta rodada é essencial porque mostra que a modernidade combina com amamentação de livre demanda. Obrigada pelo exemplo e muito bom conhecê-la nesta rodada reflexiva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Celia! Contem comigo para todas as discussões que envolvam a maternidade e métodos mais naturais e saudáveis! Foi um prazer conhecê-la também! Keila

      Excluir
  3. Quando engravidei me falavam da livre demanda assim "Dá quando ela quiser" e eu achava isso estranho. Procurei me informar e NUNCA li sobre livre demanda, então Desde a primeira semana de mamada Marina habituou-se ao intervalo de três horas. Não lembro de ter sido inconveniente para ela, não lembro de haver chorado pavorosamente com fome e nem estou me defendendo :-) mas queria mesmo ratificar a importância da informação. Não sei se hoje eu faria LD, pois tenho alguns probleminhas de saúde que não sei se me permitiriam...mas COM CERTEZA eu iria pesquisar mais, conversar mais, ler mais e então DECIDIR. De novo, de novo e sempre.

    ResponderExcluir
  4. Que gostoso, Keila!
    Minha filha Catarina, tem hoje a idade que a sua Julia tinha quando vc escreveu esse post! Ela está com 1a2m e mama ainda em LD! Uma delícia!!!!
    Beijinhos!
    Giovanna

    ResponderExcluir